AO VIVO

segunda-feira, 5 de setembro de 2016




Organizado por jovens estudantes da cidade e dos sítios, juntamente com os candidatos a vereadores que convocaram pelas redes sociais os correligionários de Nivaldo Araújo e o povo livre e independente do nosso município para uma simples caminhada saindo da residência de Nivaldo em direção ao comitê de campanha para sua inauguração oficial. Qual não foi a surpresa de todos nós ao percebermos a quantidade de pessoas que chegavam e não parava de chegar formando uma verdadeira multidão, o povo umbuzeirense atendendo o chamado compareceu em massa, a pé, de carro, de moto, e o que seria apenas uma simples caminhada transformou-se em uma barulhenta passeata de centenas de pessoas que aos gritos e com palavras de ordem aclamavam o nome de Nivaldo, agora é 40! E durante o trajeto até o pau santo onde se localiza o comitê eleitoral, o povo nos emocionava com aplausos e gritando Nivaldo agora é sua vez, estou com você, basta de tanto descaso com nosso Município e nossa gente, era de arrepiar até os pêlos que ainda estavam para nascer, imagine os que já tinham nascidos, estes davam pulos querendo sair do nosso corpo, era uma emoção atrás da outra. Nivaldo no meio da galera juntamente com o candidato a vice Prefeito Nélio eram uma euforia jamais vista, era como se o povo tivesse antecipado a carreata da vitória tamanha era a felicidade estampada nos rostos das pessoas, eram só sorrisos de orelha a orelha e o ápice desta passeata foi quando chegamos ao comitê e Nivaldo pegou o microfone e começou a agradecer a todos que se faziam presente, foi uma apoteótica manifestação em praça pública. Um sentimento maravilhoso, puro, livre e espontâneo de um povo sofrido que sentia mais uma vez a brisa da esperança renascer em seus corações e por isso gritava e aplaudia a cada frase pronunciada por Nivaldo que regia como um maestro sua orquestra sinfônica, lindo de ver e emocionante de ouvir.
COM FÉ E ESPERANÇA NO CORAÇÃO. AVANTE NIVALDO!!!!!!!!! AVANTE 40!!!!!!!! O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO.
VAMOS A LUTA DEMOCRÁTICA.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

História de Umbuzeiro PB

Umbuzeiro é um município Brasileiro do estado da Paraíba, sendo um município de significativa relevância para a história da Paraíba, visto que é berço de notáveis personalidades da política paraibana e brasileira entre eles Epitácio PessoaJoão Pessoa e Assis Chateaubriand.
O município é também nacionalmente reconhecido no meio agropecuário pelo desenvolvimento e produção do gado Gir, na antiga Estação de Monta de Umbuzeiro, hoje Estação Experimental João Pessoa, sendo esta parte da EMBRAPA, tendo posteriormente sua administração transferida para a EMEPA[9] .

A cidade faz contato com outros municípios do estado por meio das rodovias PB-102 e PB-082, e com Pernambuco, por meio das rodovias PE-088 e PE-102.
Apresenta também a sede do município e suas principais localidades situadas na divisa com Estado de Pernambuco, assim sendo tem alguns de seus núcleos urbanos divididos com os municípios de Orobó e Casinhas. O município também polariza a homônima Microrregião de Umbuzeiro.
A história do território do município de Umbuzeiro tem seus primórdios na historiografia paraibana quando das primeiras expedições pelo Rio Paraíba à procura de restabelecer os contatos entre as regiões sertanejas e a capital da então Capitania da Parahyba, visto que, grande parte das relações do sertão paraibano davam-se com Pernambuco. Todavia as primeiras medidas no sentido colonizatório só se deram a partir de 1713 com a Concessão da sesmaria de Marcos de Castro Rocha. Sesmaria essa, que viria posteriormente formar a a Fazenda Marcos de Castro de Matinadas, que Passaria no século XIX a posse do Cel. José da Silva Pessoa e seus descendentes em linha reta, posteriormente a fazenda teve seu nome alterado para Fazenda Prosperidade de Umbuzeiro, em face da mudança da sede para propriedade para as proximidades do lugar onde hoje está edificada a cidade[10].
A partir de meados do século XIX, com o grande desenvolvimento algodoeiro da região de Campina Grande, Umbuzeiro tona-se ponto de parada e descanso dos tropeiros que seguiam a caminho de Recife, afim de escoarem a produção de Algodão pelo Porto do Recife. Nesse contexto algumas pessoas atraídas pelo comércio construíram as pequenas casas no local confiantes que os tropeiros poderiam ser um bom negócio. E por volta de 1870 se construía a primeira Igreja da localidade em honra a Nossa Senhora do Livramento, com a ajuda do Padre Ibiapina, grande propulsor das obras religiosas pelo interior do nordeste. A referida Igreja era parte da antiga Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra de Natuba, esta extinta em 21 de outubro de 1902, quando da transferência da sede da paroquial para a Vila de Umbuzeiro, formando assim, a atual Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, instalada em 27 de outubro de 1902[11] .
Em 2 de maio de 1890, pelo Decreto nº 15 do Governo Provisório do Estado da Parahyba do Norte foi criado o município de Umbuzeiro, com sede na Vila de mesmo nome e com território desmembrado do então município do Ingá, cabe ressaltar que era então secretário do governo provisório o grande jurista e filho da terra, o Dr. Epitácio Pessoa. Sendo formado pela Vila de Umbuzeiro e pelas localidades da Barra de Natuba, Mata Virgem, AroeirasPedro Velho, Aguapaba, Natuba,Matinadas, Oratório, Pirauá, entre outras localidades[12] .
Tendo em 1892 a sede municipal transferida para a Vila da Barra de Natuba, situada no encontro do Rio Paraíba com o Riacho de Natuba, ato esse, revogado em 1904, com a volta da sede municipal para Umbuzeiro, face a completa decadência e falta de estrutura na Barra. Hoje a antiga Vila da Barra de Natuba é uma fazenda no município de Natuba.
Em 1938 é elevado a condição de cidade, status esse que mantém até hoje[13] .
Outro acontecimento importante na história de Umbuzeiro é a inauguração em 17 de março de 1941 da Nova Matriz de Nossa Senhora do Livramento, situada na Praça Cel. Antônio Pessoa. Com altares em mármore importado da Itália, sendo esses presente do Ex-Presidente da República Epitácio Pessoa[14] .

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

UMBÚ COM A MELHOR PROGRAMAÇÃO EM PARCERIA COM A OTIMA WEB

TCE-PB ORIENTA PREFEITOS SOBRE GASTOS COM CARNAVAL E OUTRAS FESTAS





O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Arthur Cunha Lima, emitiu, nesta quinta-feira (21), ofício circular a todos os prefeitos paraibanos alertando sobre despesas com o Carnaval e outras festividades, no decorrer deste ano de 2016.
Ele recomenda que os gestores “priorizem o pagamento de despesa com pessoal, saúde, educação, serviços públicos essenciais e despesas relevantes”.
O documento chama atenção para o cenário de grave crise por que passa o país e, ainda, para o fato de que 170 dos 223 da Paraíba estão em situação de emergência em razão do longo período de seca.
Aos prefeitos é recomendada a abstenção de despesas com festividades “em detrimento de suas obrigações legais, a exemplo da retenção e recolhimento das contribuições previdenciárias”.
Para o conselheiro Arthur Cunha Lima, a anunciada previsão de queda de receitas dos municípios, decorrente da crise econômica nacional, “impõe limitações e exige restrições e firmeza na contenção de gastos, bem como austeridade financeira”.
A Circular 002/2016 do presidente do TCE orienta e recomenda que os prefeitos municipais: 1. Abstenham-se de realizar despesas com festividades em detrimento de suas obrigações legais, a exemplo da retenção e recolhimento das contribuições previdenciárias;
  1. Quando optarem por realizar eventos com recursos públicos, cumprirem simultaneamente o art. 25, III, da Lei nº 8.666/93; as determinações da RN-TC nº 03/2009 que regulamenta os procedimentos a serem adotados para a contratação de bandas, grupos musicais, profissionais ou empresas do setor artístico, sujeitos ao exame do Tribunal; bem como o prazo estabelecido no art. 3º da RN-TC nº 01/2013, para o envio ao Tribunal dos documentos comprobatórios das despesas realizadas;
  1. Procedam com bom senso e coerência visando à contenção de gastos de modo a evitar o desperdício de recursos e o desequilíbrio das contas públicas, onerando os cofres públicos e a gestão futura;
  1. Priorizem o pagamento de despesa com pessoal, saúde, educação, serviços públicos essenciais e despesas relevantes.
Por oportuno, informa-se que, no acompanhamento da execução da despesa pública, a Auditoria desta Corte de Contas está orientada no sentido de verificar com rigor todos os aspectos legais dos gastos com festividades, destacadamente nos municípios que não observarem essas recomendações.
Registre-se, por fim, que tais providências resguardam o gestor de futuras repercussões negativas na Prestação de Contas Anual, afastando-o, assim, de qualquer responsabilização por ato de improbidade.”





NOSSO BLOG TRARÁ MUITAS NOVIDADES 

AGUARDEM !!!